Ansiedade um Problema Que Tem Solução.


A ansiedade é o resultado de um processo de aceleração de nossa mente. Ela é desencadeada pelo contato com o novo, com o desconhecido que, geralmente, representa uma ameaça para a nossa estabilidade.

Ao ficar presa pelos condicionamentos, a mente humana cria a ilusão de que temos que controlar tudo. Nos infringe a obrigação de antecipar os acontecimentos das nossas vidas, como se isso fosse nos livrar de todos os males. Quando as sensações de instabilidade e de insegurança são classificadas em nossa mente como algo desagradável, das quais temos que nos livrar o mais rapidamente possível, começam a surgir os quadros ansiosos.


Pensamentos negativos, associados à sensação de perigo iminente, agitação e inquietação são algumas das tensões psíquicas que fazem parte desse processo. Outros sintomas podem ser físicos: sudorese, boca constantemente seca, dores de cabeça, sensação de desmaio, aumento da intensidade e freqüência dos batimentos cardíacos, entre outros.

Vamos exemplificar:Imaginemos a pessoa que vai fazer uma entrevista para um novo emprego no dia seguinte. Ela não conhece o entrevistador, não sabe qual a empresa que esta requerendo os seus serviços e não sabe exatamente o que ela deve falar para obter o emprego. Mais do que isso, não tem como obter todos estes dados na véspera da entrevista. A mente começa: “... o que eu devo falar?... como será o entrevistador?... qual será o perfil da empresa?...” e começa a acelerar em busca das respostas que não estão contidas dentro dela. Dá-se o looping da ansiedade, pois quanto mais a mente não acha respostas dentro de si, dentro do pensamento, das experiências anteriores, mais ela se acelera, mais ela busca o controle e mais vai se acentuando a sensação de pressa.

Assim, os sintomas da ansiedade vão se impregnando sobre o individuo e prejudicando o seu rendimento na entrevista e em sua vida comum.

Na verdade esse processo geralmente é estabelecido na infância, devido a uma educação que se baseia na punição e na critica excessiva pelos pais ou responsáveis as crianças. Criando uma insegurança na personalidade em formação devido a estruturação de uma pessima auto-estima, que se caracteriza pela desconfiança excessiva no fluxo e no processo da vida.

Desenvolvendo mais tarde, todo um conjunto de sintomas psíquicos que impedem a personalidade a ter Bem-estar e felicidade. Levando muitas vezes a quadros de hipocondria, necessidade de fuga da realidade pelo uso de drogas, obesidade mórbida, etc.

Nos Florais Diamantinos encontramos flores potencialmente curativas para esses sintomas, como:

* Cariocar brasiliensis= Esgotamento nervoso, somo perturbado , pesadelos, preocupação excessiva com sintomas de doenças.
* Agave americana= Intoxicação psíquica absorvida na infancia, nervosismo e tensão emocional produzindo armaduras musculares, pensamentos repetitivos.
* Asclepias candida= Ansiedade , desanimo, abatimento, sensação de que vai decepcionar os outros.
* Augusta longifolia= Pessimismo crônico.

E muitas outras que fazem a personalidade compreender a verdadeira dimensão do tempo e o reconhecimento verdadeiro dos valores e qualidades interiores de cada um, sem culpa e sem condenação com clareza e objetividade.

Desejo saúde com felicidade para todos. Até mais...

Comentários

Amigo, li este artigo e percebi, aliás começo a perceber o que tanto me aflige intimamente. Devo em grande parte à sua companhia o fato de eu vir superando tantos reveses d eminha personalidade. Um forte e fraterno abraço.

P.S.: Criei um link no meu blog para o florais diamantinos. ;)
Voce é um vencedor, capaz e inteligente.Serei sempre grato pela oportunidade de te conhecer e de servi-lo amigo.Grato pela divulgação Deus te abençoe.

Postagens mais visitadas deste blog

Alpinia purpurata.

A Mimosa Hostilis "Jurema Preta".

A bela Cattleya elongata.