A Terapia Floral e o Movimento Holístico.


A terapia floral pode ser considerada parte do movimento holístico de saúde, uma ampla gama de modalidades, tanto tradicionais quanto modernas, que apoiam o bem-estar do corpo-mente.

Nesse movimento estão incluídas práticas tais como fitoterapia, homeopatia, acupuntura, naturopatia, quiroprática, terapia nutricional, massagem terapêutica, aconselhamento psicológico e espiritual, ioga, meditação, prece, visualização, afirmações, essências florais e muitas outras.

Apesar do fato de os cientistas e praticantes médicos convencionais no geral permanecerem cético quanto às práticas holísticas de saúde, estas estão recebendo crescente reconhecimento por parte do público. Nos Estados Unidos, um estudo recente (1998) do Dr. David Eisenberg publicado no prestigioso New Engalnd Journal of Medicine mostrou que 37% da população adulta daquele país tinha feito uso de uma ou mais práticas holísticas, embora cerca de 70% nada tivesse dito aos seus médicos. Em 1992, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos criou Departamento de Medicina Alternativa para financiar pesquisas em várias modalidades alternativas de saúde.

Embora restem muitos desafios políticos e científicos, até mesmo preconceituosos, a serem vencidos, não resta dúvida que a perspectiva holística terá um importante papel a desempenhar no desenvolvimento dos cuidados com a saúde em nossa sociedade. É dentro desse contexto que a terapia floral recebe crescente reconhecimento. Embora as essências florais tenham aplicação quase universal numa ampla gama de circunstancias, elas não são um remédio para todos os males nem uma resposta para todos os problemas.


A saúde e a doença são experiências multifacetadas que envolvem muitos diversos fatores. Mesmo sendo verdade que o estado da alma se reflete na saúde do corpo, também é verdade que um corpo fora do equilíbrio pode causar um impacto negativo sobre a alma. Pôr exemplo, a hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) pode contribuir para a depressão e a ansiedade, ao privar o cérebro da nutrição adequada. Essas emoções serão difíceis de ser superadas, a menos que haja uma mudança na dieta a fim de reduzir ou eliminar os doces.

Ao mesmo tempo, mudar os hábitos alimentares pode ser difícil a menos que as fontes emocionais dos desejos alimentares insaciáveis sejam tratadas. Em tais situações, um programa que combine aconselhamento nuticional e terapia floral será muito mais eficaz do que qualquer uma dessas modalidades por si só.

As essências florais funcionam melhor quando fazem parte de um programa geral de estimulação da saúde, que inclua boa nutrição, exercício apropriado, relacionamentos saudáveis, envolvimento com o trabalho e a comunidade, expressão artística e consulta a uma variedade de práticas e modalidades terapêuticas, incluindo o cuidado médico quando necessário.

Texto extraido do Livro: Os Florais Diamantinos, a Força Curativa da Chapada Diamantina de minha autoria. Desejo a todos saúde com felicidade, até mais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alpinia purpurata.

A Mimosa Hostilis "Jurema Preta".

Brugmansia suaveolens, paz e serenidade para agir com consciência.